O Surgimento da Sociedade Feudal e suas Características



A sociedade feudal surgiu após as invasões germânicas sobre o Imperio Romano. Em busca de refúgio, parte da população buscou abrigo nos campos e lá estabeleceram seus grandes feudos. Foi um processo de isolamento.

Como mostra o quandro ao lado, esta sociedade estava dividida em três classes: o clero, a nobreza e o povo. Veja ao lado as relações entre cada classe que constituia a soceidade feudal.

A sociedade feudal era basicamente rural. As cidades eram pouco habitadas e as atividades comerciais eram muito baixas, baseando-se na troca de mercadorias, ainda assim, o comércio nunca deixou de existe. Isso veremos mais a frente. Cada feudo tinha suas prórprias leis, exercito e sua moeda, e este também era um fator que contribuia para que o comércio fosse um comércio de troca, ou seja, a moeda não tinha valor.


Bem... mas o que era o feudo? O feudo era um grande latifúndio e a terra era sinônimo de riqueza. Todo o trabalho era realizado pelos servos que tinham que cultivar grande parte  da área senhorial. Sua economia de subsistência, produzia-se o necessário para a sobrevivência das pessoas que viviam nele.

Haviam as terras comunais que eram utilizadas pelo senhor e pelos camponeses. Essa mesma área servia de pastagens de animais, colheitas de frutas e madeira, e servia também para a atividade de caça do nobre.
Em torno da propriedade do senhor, tinham-se as habitações dos servos e um pedaço de terra no qual podia cultivar algo para si e para sua familia e para criar alguns animais. Claro que grande parte do que o servo produzia estava destinado ao nobre.

 O servo sempre mantinha uma relação de débito com o senhor, seja pelo uso das terras, pela proteção que o nobre garantia diante de guerras ou invasões de povos estrengeiros ou até mesmo as obrigações que eram impostas. veja na figura baixo como se organizavam as dependências do nobre, dos servos e as áreas cultivadas..














É importante lembrar que o servo não era escravo, não pertenciam ao nobre. O servo estava preso a terras pelas suas obrigações e dividas com o senhor.


Que belo castelo esse representado na figura acima não é verdade?!
Pois bem... este castelo é um exemplo da moradia de um nobre do período medieval. Castelos de pedra como esse pertenciam a grande senhores e só começou a surgir no apogeu do feudalismo. Antes os nobres moravam em casarões de madeiras, mas que não deixavam de ser confortáveis, ao contrário dos servos que moravam em barracos feito de barro e palha.


Esse Video faz um breve resumo dos pontos fundamentais da sociedade feudal. vejam!