O que foi a Idade das Trevas?



É bem provável que muitos já ouviram falar da Idade das Trevas. Mas o que foi a Idade das Trevas? Bom... esta é um denominação perjorativa que se refere a Idade Média. Os motivos que levaram tal denominação são diversos, dentre fatos e acontecimentos negativos como as guerras, as invasões bábaras, a peste negra, a crise econômica, a perseguição do Santo Oficio em relação aos hereges, entre outros. Contudo, invenções e desenvolvimentos e criações fizeram parte do período medieval.



Gárgulas - Parte saliente das calhas de telhado que se destina a escoar água. Acreditava-se que as gárgulas eram guardiões das catedrais e que durante a noite ganhavam vida.



As criações do medievo atigiram altos números, tais como: os monhios, pólvora e arma de fogo, o carnaval, bússola, a marcad'água, os nomes das notas músicais, o papel, o purgatório, as roupas de baixo, o tarô, as uinversidades, os talheres, os vidros coloridos, o astrolábio entre outras coisas, sendo que algusn dos intens inovadores já existiam na antiguidade, mas não eram utilizados por falta de conhecimento e técnica.

Porém a criação de maior importância talvez tenha sido a universidade, que marcou o renacimento urbano e defendiam os interesses da comunidade em geral, mas ainda assim não deixa de prestar satisfação ao papa. A universidade era composta por mestres, doutores e alunos, formando um loval de produção do saber.

Os membros da Igreja Católica foram de fundamental contribuição no desenvolvimento desse período. Em seu aspecto econômico contribuíram para melhorar os aspectos da produção agrícola. No aspecto Cultural foram os responsáveis pela conservação do conhecimento antigo. Os monsteiros possuiam bibliotecas, onde podiam ser encontrados muitos textos da antiguidade. haviam ainda os monges copistas que copiavam os textos clássicos romanos e gregos. O filme " O Nome da Rosa" mostra um pouco sobre o papel desses monges.




Monge copista

Em fim... não se pode negar a produção cultural e o desenvolvimento que ocorreu no período medieval, ainda que diante de várias adversidade, e contratempos que os povos deste período tiveram de enfrentar.