O Poder Exercido Pela Igreja Católica

A igreja católica no período medieval era uma das instituições mais poderosas que havia. Seu poder se fundamentava no numero cada vez mais crescente de fiéis, inclusive depois das Cruzadas, e também por ser a maior detentora de terras.

Sua riqueza advinha das doações que os nobres deixavam em testamento. Vale lembrar que os altos postos eclesiásticos eram preenchidos por filhos da nobreza, ou seja, a Igreja e os nobres pertenciam a mesma classe dominante, a classe dos senhores feudais.


Igreja Medieval Francesa - Barbaste

Nesta época a Igreja dominava a vida cultural, sendo uma das principais fontes de informação e até mesmo de lazer, em que a sociedade estava subordinada a ela. A igreja influênciava o modo de pensar e as formas de comportamento. Qualquer um que fosse contrário aos dogmas da igreja era considerado seu inimigo, um herege, correndo o risco até mesmo de morte.

A igreja sempre esteve ao lado dos senhores feudais, ajudava-os a difundir idéias, tornando as pessoas mais obdientes aos nobres. Dizia-se que cada qual deveria aceitar a condição de vida que lhe foi dada, porque esta seria a vontade de Deus, pois uns nasceram para rezar (os mebros da igreja), outros para guerrear (nobres e cavaleiros) e outros nasceram para trabalhar (servos e camponeses).


Igreja Medieval Stavkirke - Portugal



Por volta dos séculos XI ao XIII, a igreja estava a procura cada vez mais de novas terras, e novos adeptos do catolicismo, a fim de assegurar seu poderio, com isso teremos as grandes expedições militares conhecidas por Cruzadas.  Várias foram as cruzadas que ocorreram ao logo dos séculos, envolvendo todo o corpo social, incluisive as crianças na tão conhecida Cruzada das Crianças ou dos Inocentes. Essas cruzadas tinham carater religioso cujo objetivo oficial era conquistar os lugares sagrados do cristianismo que estavam em poder dos muçulmanos, como por exemplo a Terra Santa, Jerusalém, onde viveu Jesus Cristo. Cavaleiros empobrecidos viam nessas cruzadas uma oportunidade para melhorar de vida, já que essa expedição se caracterizava também pelas pilhagens.



Cavaleiros Templários -  Atuaram durante as cruzadas com o propósito de proteger os cristãos que voltaram a peregrinação na Terra Santa após sua conquista. A cruz vermelha sobre o manto branco eram suas marcas.


Mesmo com o movimento das cruzadas, os árabes tiveram proveito nesta guerra, pois continuaram dominando Jerusalém. Por outro lado, o contato que os europeus tiveram com os árabes não ficaram restritos a guerra, pois, o desenvolvimento de um rico comércio acabou se estabelecendo entre eles. Porém, muitos senhores feudais sairam da guerra empobrecidos, uma vez que tiveram suas economias arrasadas com as despesas de uma guerra.

Um instrumento muito importante da Igreja Católica foi a Inquisição, criada em 1231, pelo papa Gregório IX, cujo objetivo era combater as heresias, perseguindo e condenando aqueles que não seguiam os preceitos cristãos. Judeus, feiticeiras e bruxas eram o alvo principal do Santo Ofício. É interessante afirmar, que é neste contexto que surgi a figura da bruxa que nos deparamos na telinha do cinema. Sempre muito caricata, assutadora, que no meio da noite saiam sobre suas vassouras voadoras. Esta foi uma imagem deturpada que se criou sobre algumas mulheres, por conta de suas p´raticas e condutas que estavam entrando em choque com o que a igreja pregava.